terça-feira, 28 de junho de 2011

pag 131 1 e 2 Respostas e perguntas!

1- Os cnidários receberam este nome graças á presença, no seu corpo, de células especiais. Que células são essas e qual é sua importância para este grupo animal? 
R: Cnidócitos - células especiais que atuam na captura de alimentos graças a uma substância urticante da qual são portadoras. Essa substancia ''queima'', provoca ardor, podendo paralisar animais de pequeno porte e causar irritação  nos de grande porte. Por essa razão, nos queimamos quanto encostamos nas águas-vivas .

2- Compara a anêmona e a água-viva  quanto á forma do corpo e á mobilidade.
R:  A diferença é que as águas-vivas tem duas camadas bem finas.
1- A principal características desses animais é o corpo coberto de poros. Essa característica de apresentar pequenos ''furinhos'' dá o nome  ao filo Porífera - que, em latim, significa ''portador de poros ''.
                                                                                                
2- Significa vivem fixos a substratos como o fundo do mar, rochas ou cascos de navios, a circulação da aguá pelo seu corpo é uma importante adaptação para a obtenção de alimentos, as trocas gasosas, a eliminação de resíduos  e a reprodução.

3- Eles realizam a respiração e a  excreção se fazem por difusão direto entre a aguá circulante e as suas células.


4- Coanócitos: digestão intra-celular (dentro da célula; é o único tipo de digestão q os poríferos fazem, eles ñ têm estômago ou cavidade gástrica); essas células têm um flagelo virado para a cavidade do átrio menos nos tipos mais simples (áscon) .
*Cnidócito tem como função capturar presas e se defender.


5- As espículas constituem uma espécie de esqueleto dos poríferos. Essas estruturas,que desempenha, o papel de sustentação do corpo, são utilizadas como elementos de classificação dos poríferos, pois o tamanha e a forma das espículas são características de cada espécie de esponja.  


6- Nematocistos - são os que transportam uma toxina; encontram-se em todas as classes de celenterados, mas conhecem-se pelo menos 30 variedades diferentes destes "aparelhos".


7- Poríferos a reprodução assexuada:
 A reprodução assexuada pode ocorrer por brotamento, ou seja, formam-se pequenos brotos no corpo do animal, os quais mais tarde poderão se destacar, dando origem a novas esponjas, ou permanecerem ligados, formando uma colônia.
Reprodução sexuada :
Na reprodução sexuada, o gameta masculino (espermatozoide) ''nada'' até o gameta feminino (óvulo) e o fecunda, formando o zigoto. Esse zigoto dá origem a uma larva que se locomove por cílios. Após algum tempo,essa larva se fixa em uma superfície e começa a larva, originando uma esponja jovem.
Cnidários Reprodução assexuada:
Na reprodução assexuada por brotamento, formam-se brotos em determinadas regiões do corpo do animal. Cada broto, ou gema, se desenvolve e origina um novo indivíduo.
Reprodução sexuada:
Na reprodução sexuada, o animal masculino produz espermatozoides, que se deslocam até o óvulo do ser feminino. Esse óvulo é fecundado, formando o zigoto, e este, por sua vez, se desenvolve e origina o embrião.


8- O corpo dos Cnidários pode ter a forma de pólipo ou de medusa. Os Cnidários com forma de pólipo podem viver isoladamente (poe exemplo, a hidra e a anêmona) ou formar colônias (como os corais). A medusa tem a forma de um guarda-chuva aberto virado para baixo, e o seu corpo é gelatinoso e mole.


9-






10- Sim as esponjas são animais fixos.
Conseguem o alimento ingerindo outros seres vivos. Dentro da esponja há um grupo de célula com uma cauda ou flagelo . Essas células movimentam os flagelos e fazer uma corrente de água penetrar pelos poros do animal. A água passa pela cavidade do corpo e sai por uma abertura situada na parte de cima. 
     Com a água vem seres microscópicos, que fazem parte do plâncton, e restos minúsculos de organismos mortos. As células flageladas capturam então esses alimentos, que é digerido dentro dessas células e distribuído para as outras